sexta-feira, 29 de junho de 2012

Justiça concede habeas corpus e revoga prisão do radialista Mução

A prisão do humorista e radialista Rodrigo Vieira Emereciano, 35 anos, o Mução, foi revogada pela Justiça na noite desta sexta-feira (29). Segundo informações do "Diário de Pernambuco", dois advogados do radialista chegaram à sede da Polícia Federal no Recife com o documento de habeas corpus, que foi entregue à delegada Kilma Caminha.

Segundo o advogado, Waldir Xavier, o juiz da 13ª vara criminal de Pernambuco revogou a prisão e Mução pode ser solto a qualquer momento. "Estamos aguardando apenas o alvará de soltura. A expectativa é que isso aconteça a qualquer momento. O próprio Rodrigo Vieira já está sabendo da decisão do juiz", disse ao Diário do Nordeste.

Depois de prestar depoimento, Mução seria transferido da sede da PF para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), o que foi suspenso porque os presos teriam ameaçado a vida do radialista. De acordo com a delegada Caminha, os detentos do local não toleram envolvidos no tipo de crime que Mução é acusado e costumam ser violentos com quem cumpre pena por pedofilia.

Mução foi preso pela PF na operação DirtyNet, em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta-feira (28). Ele chegou à sede da PF na manhã de sexta, entrando no prédio pelos fundos, sem falar com a imprensa.  Ele nega as acusações.

O advogado Xavier disse que Mução não tem participação no grupo investigado pela polícia. “Tudo vai ser esclarecido. Ele não tem nenhuma participação. É profissional reconhecido nacionalmente. A partir das oitivas (depoimentos), a Polícia Federal vai constatar que ele não tem nenhum envolvimento”, afirmou.

Pornografia infantilA operação, denominada DirtyNet (Rede Suja), teve apoio do Ministério Público Federal e da Interpol e prendeu 32 suspeitos em nove Estados brasileiros. As prisões foram realizadas no Rio Grande do Sul (5), Paraná (3), São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (1), Ceará (1), Minas Gerais (5), Bahia (1) e Maranhão (2).

A operação DirtyNet foi desencadeada na manhã desta quinta (28) com o objetivo de desarticular a quadrilha. A PF estava monitorando redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet há seis meses e detectou trocas de material de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Integrantes de um mesmo grupo e valendo-se da suposta condição de anonimato na rede, os suspeitos trocavam arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual.

Além da troca de arquivos foram identificados ainda relatos de outros crimes praticados pelos envolvidos contra crianças, inclusive com menção a estupro cometido contra os próprios filhos, sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

Fonte: www.ibahia.com 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONU publica documento final da Rio+20

O documento final da Rio + 20, intitulado O Futuro que Nós Queremos, foi publicado na página da conferência, nos idiomas oficiais das Nações Unidas – inglês, francês, espanhol, chinês e árabe. O texto é o mesmo, salvo pequenos ajustes que não alteram seu conteúdo, daquele apresentado na terça-feira pela manhã, recebido com vaias no momento da apresentação pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

O resultado, em última análise, resume-se a uma longa lista de promessas para avançar para uma "economia verde", que freie a degradação do meio ambiente, combata a pobreza e reduza desigualdades. Não são apontadas origens dos recursos para se realizar essa transformação – os meios de implementação –, o que de certa forma, repete um dos problemas da histórica antecessora, a Rio 92.

Entidades da sociedade civil denunciam o "fracasso" e a falta de ambição da conferência. “O acordo final é abstrato e não corresponde à realidade", afirmou Kumi Naidoo, do Greenpeace Internacional, um dos 36 ativistas que se reuniram com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, na tarde desta sexta-feira, para entregar um documento com críticas das ONGs ao documento.

"O que vemos aqui não é o mundo que queremos, é um mundo no qual as corporações poluidoras e aqueles que destroem o meio ambiente dominam", completou, com a esperada agressividade que marca as posições do grupo.



Fonte:  http://ultimosegundo.ig.com.br

Ambientalistas se frustram com documento final da Rio+20


O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, acordado hoje (19) entre as delegações de 193 países, frustrou ambientalistas presentes às discussões no Riocentro. Para Carlos Rittl, da organização não governamental WWF-Brasil, faltou clareza sobre onde se quer chegar.

“É uma grande frustração. Os processos se iniciam, a gente sabe onde é o começo, mas não sabe o caminho que eles tomam, nem onde eles chegam. A reação lá fora já é de frustração. A gente só espera que, logo depois da Rio+20, a gente tenha mais clareza de como vão se estabelecer esses processos”, disse.

Rittl espera que, na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai acontecer em setembro deste ano, os países demonstrem mais compromisso com os processos e tragam mais clareza, como onde se vai avançar, com que velocidade e o que se pretende atingir.
O representante da entidade ambientalista Greenpeace, Marcelo Furtado, também se sente frustrado. Segundo ele, o documento indica meramente um processo burocrático de negociação, mas não tem substância.

“A grande vítima dessa conferência é a população planetária, a desigualdade e o meio ambiente. Se você pegar, por exemplo, a questão dos oceanos, que estava muito avançada e onde havia a expectativa de um acordo internacional e legalmente vinculante, para áreas protegidas marinhas internacionais, ele afundou”, avaliou.

Fonte: Portal yahoo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EMBAIXADOR BRASILEIRO REAGE CONTRA COBRANÇA

RIO DE JANEIRO – O chefe da delegação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, embaixador André Corrêa do Lago, um dos principais negociadores do documento final da conferência, condenou nesta quinta-feira (21) a cobrança de líderes políticos por um texto mais amplo e completo. Para ele, os líderes não podem fazer cobranças porque seus negociadores participaram de todas as reuniões e concordaram com a redação do texto finalizada há dois dias.
“Líder [referindo-se a chefes de Estado e governo reclamar não faz sentido, pois todos participaram das negociações [sobre o texto final da conferência]. O que deve haver é uma dimensão de entendimento de que há uma decisão global e outra que diz respeito a como cada país vai fazer individualmente”, disse o embaixador.

Fonte:  www.google.com.br

CHINA: PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL DO BRASIL

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira, durante sua partipação na Rio+20, a assinatura de protocolos e acordos com a China. O plano decenal de cooperação vai implicar em um conjunto de iniciativas que garantirá a aproximação dos dois países nos campos comercial, tecnológico, cultural e agrícola. Segundo Mantega, Brasil e China estão estreitando seu relacionamento e sendo elevados a parceiros estratégicos globais.


A China hoje representa 17% do comércio brasileiro (US$ 77 bilhões) e é o principal parceiro comercial do Brasil. "Queremos uma expansão em investimentos recíprocos: de empresas chinesas no Brasil e brasileiras na China. E diversificação da pauta comercial", disse Mantega.
.
Entre os acordos estão contratos de leasing com a Embraer. Mantega disse que o Brasil quer a China como parceira nas áreas automotiva e de petróleo e gás, principalmente.